sábado, 5 de novembro de 2011

Sugestões de atividades para o 3º ano com descritores do PROALFA

ESCOLA ESTADUAL CARLOS TRIVELLATO
TESTINHO DE PORTUGUÊS – 3º ANO

 1) Assinale com um X a alternativa  que mostra quantas sílabas tem a palavra “maninha”.

(   ) duas                          (   ) três                              (   ) quatro

2) Assinale com um X  a palavra que tem a mesma sílaba mediana  da palavra “vibração”

(   ) abraço                        (   ) estrela                                (    ) prateado

3) Leia com atenção as palavras abaixo e assinale com um X a alternativa que mostra quantas palavras rimam com “pimpão”.

anão – irmão – estavam – coração – corujinha – compravam – limão


(   ) três                                          (   ) quatro                         (   ) sete

4) Leia o texto

“Os lobos vivem em grupos bastante organizados. O chefe da alcateia é o macho maior e mais forte. Os lobos correm muito depressa e sem fazer barulho porque correm na ponta dos pés.”

O texto fala sobre:

(   )  a festa dos lobos     (   ) a organização dos lobos  (   )  os lobos são lentos.

O objetivo do texto é:

(   ) fazer um anúncio    (    ) dar uma informação     (   ) fazer um convite

5) Leia o texto

Decidiu fugir de casa. No dia seguinte foi encontrado seco no carpete da sala. No aquário, ninguém parecia dar pela sua falta.


Quem fugiu de casa?

(   ) a filha                   (   ) o gato            (   ) o peixe         (    ) o filho



ESCOLA ESTADUAL CARLOS TRIVELLATO
TESTINHO DE PORTUGUÊS – 3º ANO


1)          Leia com atenção a manchete do jornal “O ESTADO DE MINAS” do dia 19/07/2009.
 
INCENDIO DESTRÓI  BARRACOS EM FAVELA DO RIO

O texto possui:
(   ) 8 palavras       (   ) 7 palavras     (   ) 10 palavras

2)      Leia o texto.

PIPAS
Oriente seu filho para não soltar pipas perto da rede elétrica.
É muito perigoso! Se o fio da pipa encostar nela, o choque pode causar a morte. Não use material ou fio metálico para fazer pipas, pois conduzem eletricidade. Não use cerol, que é altamente cortante.

 O texto serve para:

(   ) conhecer as pipas.                                (   ) ensinar soltar pipas.
(   )  alertar sobre o perigo de soltar pipas     (   ) ensinar como fazer uma Pipa. 
        perto da rede elétrica.                                   

3)      Leia o texto.

O GATO
Os ratos todos me temem, as gatinhas todas me amam. Os vizinhos, com sono, reclamam. Dos barulhos que faço no muro.
De noite eu brigo no escuro, sou muito valente, de fato. Por isso todas suspiram  “tão lindo, tão ágil, que gato!”

“De noite eu brigo no escuro...”

A palavra eu se refere:

(   ) ao rato                (   ) ao vizinho            (   ) ao gato

“tão lindo, tão ágil, que gato!”
As aspas usadas mostram:

(   ) o que as gatinhas dizem sobre o gato.          
(   ) a importância do gato.
(   ) o amor que as gatinhas sentem pelo gato.

2 comentários:

  1. muito bom esse testinho, lembro de quando eu estudava nessa escola, muito boa! com a tia tete (:

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta atividade. Valeu!!!!!!

    ResponderExcluir