segunda-feira, 14 de novembro de 2011

I CONCURSO ESCOLAR DE OUTDOOR


O Conselho Municipal Antidrogas de Ponte Nova, promoveu um concurso de outdoor sobre a valorização da vida e contra o uso de drogas. Nossa escola participou como já haviamos anunciado e foi classificada entre os cinco finalistas. Prabéns alunos do Carlos Trivellato e Parabéns professoras que acompanharam o trabalho, Teresa e Rosali.

Ressaltamos que a solenidade para entrega do trofeu será dia 05/12/2011, no Centro de Convenções da OAB.

Na opotunidade parabenizamos a escola vencedora do concurso: ESCOLA MUNICIPAL LUIZ MARTINS SOARES SOBRINHO.

PARABÉNS ESTER!!!!!!!!!!!

PARABENIZAMOS A PROFESSORA ESTER TRINDADE PELO SEU RECENTE EMPOSSAMENTO ( dia 28/10/2011) NA ACADEMIA PONTE-NOVENSE DE LETRAS (ALEPON).

Que Deus ilunime seu caminho para que possa produzir ainda mais frutos.

Felicidades!!!!!!

TAMBÉM FOI PRODUZIDO PELA PROFESSORA ESTER TRINDADE E OS ALUNOS DO NONO ANO, UMA REVISTA DO DIVERSIDADES.


UTILIZANDO OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS






A professora de português Ester Trindade, no seu trabalhou cotidiano, prima pela diversidade de meios e apresentanos coletâneas feitas pelos alunos do nono ano sobre os diferentes gêneros textuais.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DIA DOS PROFESSORES

O dia dos professores foi comemorado em 28/10/11, com um delicioso jantar de confraternização oferecido pela diretora Regina.








quarta-feira, 9 de novembro de 2011

NOVA ACADÊMICA DA ALEPON

Em  28/10/11, em sessão solene da ALEPON - Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova, tomou posse a nossa Professora Ester Alves Magalhães Trindade.
Ester fez efusivo discursso sobre o dom da palavra e a criação poética, apresentou também sua manifestação artistica com  a singela declamação "Juca Mulato" , ao som do violão de Imaculada Rodrigues de Carvalho.
Nós da EE Carlos Trivellato, à parabenizamos por esta conquista.
                                                 
                       Confira reportagem abaixo
Jornal Folha de ponte Nova 04/11/11.

sábado, 5 de novembro de 2011

Sugestões atividades - PROVINHA BRASIL







Fonte: http://sleducacional.org/ acesso em 11/11/11.

FUNDAMENTAL II

PROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO DE GEOGRAFIA
PROJETO DE GEOMETRIA


FUNDAMENTAL II TAMBÉM ESTA NA FESTA DA FAMÍLIA

AMBIENTE ALFABETIZADOR


Sugestões que poderão ser utilizadas para tornar a sala de aula um lugar agradável, bonito e propício à alfabetização:

Para expor nas paredes das salas de aula ou nos varais:

- Os algarismos (quantidades);
- Alfabeto (quatro tipos de letras);
- Os nomes dos alunos (letra grande);
- Calendário;
- Relógio;
- Sílabas, Banco de Palavras (em estudo);
- Textos de diversos gêneros, como: cantigas, parlendas, trava-línguas, letras de música, quadrinhas, listas de nomes, frutas, brinquedos, contos de fada;
-Outros, conforme necessidade.    
        
Ambiente Alfabetizador                                                                             

É um contexto de cultura escrita propiciado pela organização da sala de aula e da Escola, que oferece oportunidades de interação aos alunos com diferentes tipos e usos de textos em práticas sociais ou de letramento.

    Fonte:Guia do Alfabetizador  

Como ajudar seu filho(a) com a tarefa da escola.

ESCOLA ESTADUAL CARLOS TRIVELLATO – PONTE NOVA – MG
“FAZENDO A DIFERENÇA”
Senhores  Pais ou Responsáveis,

  • Verifique todos os dias o caderno de tarefa;
  • A tarefa é do aluno, nunca faça ou deixe que outra pessoa a faça por ele;
  • Organize um espaço e um horário apropriado para ele fazer as tarefas;
  • Durante a realização da tarefa, desligue rádio e TV;
  • Troque idéias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio, nunca lhe dê respostas.
  • Percebendo um erro diga “tente novamente”,  Refaça, Recomece, incentive-o a buscar uma nova resposta;
  • A tarefa faz parte de um processo que começou na sala de aula, ela é o momento do aluno aprofundar e rever os conteúdos por isso é muito importante;
  • Nunca deixe de conferir se a tarefa esta completa;

                                                      Lembre-se, ajudar nas tarefas escolares requer paciência.

ARTE E ORALIDADE

Livrão de Músicas produzido pelos alunos do 1º Ano 


Alunos do 3º ano da Tia Michele
Conhecimentos Geograficos com arte e oralidade.





                               Mural 2º Ano - Tia Liliam - Poesia O Velho e a Flor



                                               Mural 2º Ano - Tia Valéria - Poesias




                                                           

Atividades Português 1º Ano - Alfabetização






Sugestões de atividades para o 3º ano com descritores do PROALFA

ESCOLA ESTADUAL CARLOS TRIVELLATO
TESTINHO DE PORTUGUÊS – 3º ANO

 1) Assinale com um X a alternativa  que mostra quantas sílabas tem a palavra “maninha”.

(   ) duas                          (   ) três                              (   ) quatro

2) Assinale com um X  a palavra que tem a mesma sílaba mediana  da palavra “vibração”

(   ) abraço                        (   ) estrela                                (    ) prateado

3) Leia com atenção as palavras abaixo e assinale com um X a alternativa que mostra quantas palavras rimam com “pimpão”.

anão – irmão – estavam – coração – corujinha – compravam – limão


(   ) três                                          (   ) quatro                         (   ) sete

4) Leia o texto

“Os lobos vivem em grupos bastante organizados. O chefe da alcateia é o macho maior e mais forte. Os lobos correm muito depressa e sem fazer barulho porque correm na ponta dos pés.”

O texto fala sobre:

(   )  a festa dos lobos     (   ) a organização dos lobos  (   )  os lobos são lentos.

O objetivo do texto é:

(   ) fazer um anúncio    (    ) dar uma informação     (   ) fazer um convite

5) Leia o texto

Decidiu fugir de casa. No dia seguinte foi encontrado seco no carpete da sala. No aquário, ninguém parecia dar pela sua falta.


Quem fugiu de casa?

(   ) a filha                   (   ) o gato            (   ) o peixe         (    ) o filho



ESCOLA ESTADUAL CARLOS TRIVELLATO
TESTINHO DE PORTUGUÊS – 3º ANO


1)          Leia com atenção a manchete do jornal “O ESTADO DE MINAS” do dia 19/07/2009.
 
INCENDIO DESTRÓI  BARRACOS EM FAVELA DO RIO

O texto possui:
(   ) 8 palavras       (   ) 7 palavras     (   ) 10 palavras

2)      Leia o texto.

PIPAS
Oriente seu filho para não soltar pipas perto da rede elétrica.
É muito perigoso! Se o fio da pipa encostar nela, o choque pode causar a morte. Não use material ou fio metálico para fazer pipas, pois conduzem eletricidade. Não use cerol, que é altamente cortante.

 O texto serve para:

(   ) conhecer as pipas.                                (   ) ensinar soltar pipas.
(   )  alertar sobre o perigo de soltar pipas     (   ) ensinar como fazer uma Pipa. 
        perto da rede elétrica.                                   

3)      Leia o texto.

O GATO
Os ratos todos me temem, as gatinhas todas me amam. Os vizinhos, com sono, reclamam. Dos barulhos que faço no muro.
De noite eu brigo no escuro, sou muito valente, de fato. Por isso todas suspiram  “tão lindo, tão ágil, que gato!”

“De noite eu brigo no escuro...”

A palavra eu se refere:

(   ) ao rato                (   ) ao vizinho            (   ) ao gato

“tão lindo, tão ágil, que gato!”
As aspas usadas mostram:

(   ) o que as gatinhas dizem sobre o gato.          
(   ) a importância do gato.
(   ) o amor que as gatinhas sentem pelo gato.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Construindo a PAZ

Cumprindo nossas ações do projeto construindo a Paz, a Profª. Rosali, desenvolveu neste segundo semestre a pesquisa: Um pouco de você...FAMÍLIA.
Segundo MACEDO (1994, p.199):
"Com a participação da família no processo ensino-aprendizagem, a criança ganha confiança vendo que todos se interessam por ela, (...)".

No intuito de conhecer melhor os familiares de nossos alunos e, aprofundarmos mais nossas relações, Família x Aluno x Escola desenvolvemos este trabalho.

Ações:

  • elaboração de questionário, respondido pela família juntamente com o aluno;
  • análise dos resultados;
  • planejamento das aulas com objetivo de sensibilizar nossos alunos a uma convivencia harmonica na família e na escola;
  • mensagem aos pais: Família x Aluno x Escola – Vamos abraçar esta causa?
Questionário aplicado























Painel com resultados de ações que precisamos desenvolver:





15 de Novembro - Proclamaçao da República

A Proclamação da República Brasileira foi um golpe militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.

 Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Proclama%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_do_Brasil acesso em 03/nov/2011.