PLANO DE INTERVENÇAO PEDAGÓGICA - 2012
PROJETO RESGATANDO SONHOS E VALORES
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Sandra R. Neves
PROFESSORES PARTICIPANTES: Bruno, Ester, Haideê, Isabela, Martinha Tatiana, Miriam, Rosali, Aurea, Rosi, Elísio, Marilis, Natale, Pamela e Graça.
PÚBLIO ALVO: Alunos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental, matriculados no turno da manhã.
INTRODUÇÃO
As Oficinas Culturais são espaços destinados às atividades que proporcionam oportunidades de aquisição de novos conhecimentos e, novas vivências de experimentação e de contato com as mais diversas formas de expressão em cultura. Antes de tudo, uma alavanca para abrir novos horizontes aos participantes, fornecendo-lhes um estímulo à reflexão, à percepção das emoções e à busca do conhecimento, elementos essenciais para uma vivência participativa do ser humano dentro da sociedade contemporânea.
JUSTIFICATIVA:
Analisar os resultados, fazer um diagnóstico da aprendizagem nos ajuda a definir planos de ações, tomar decisões e propagar boas ideias, e foi neste momento que sentimos a necessidade de criarmos estratégias diferenciadas de estimulo a aprendizagem para darmos continuidade as ações do PIP – Programa de Intervenção Pedagógica, buscando melhorar efetivamente o desempenho de nossos alunos. Neste momento surge a ideia e, a necessidade de desenvolver o projeto “Resgatando sonhos e Valores”.
OBJETIVO GERAL
Melhorar o desempenho de nossos alunos nas avaliações internas e externas através do estímulo a aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Promover a socialização, amizade, respeito às diferenças individuais;
· Favorecer a aprendizagem através de estímulos aos estudos;
· Estreitar laços afetivos resgatando a auto estima.
PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS:
As oficinas são organizadas por grupos de professores conforme suas habilidades e desenvolvidas com os alunos. Oficinas definidas para o projeto: música; teatro; dança; e artesanato. Os encontros ocorrem sob orientação dos professores em horário extra turno, na escola, uma vez por semana ou mais quando houver necessidade.
RESULTADOS ESPERADOS:
Melhora nos resultados das avaliações externas e internas da escola e, na convivência dos alunos dentro da escola.
AVALIAÇÃO:
A avaliação do “Projeto Resgatando Sonhos e Valores” será feita através de observação e análise dos resultados ao fim de cada período (bimestre), ocorrendo em todas as fases de seu desenvolvimento, durante as aulas, e no momento em que acontecem as oficinas.
CULMINÂNCIA:
2º Bimestre: apresentações na festa da família.
|
3º Bimestre; apresentações para o encerramento do ano letivo.
| |
25/10/2012
|
Teatro - tema Bullyng
|
30/11/2012
|
Sarau
|
03/12/2012
|
Apresentação musical
|
07/12/2012
|
Festival de dança.
|
CRONOGRAMA
DIA
|
HORÁRIO
|
RESPONSÁVEIS
|
OFICINA
|
segunda-feira
|
11h25 às 12h25mim
16h às 17h
|
Bruno
Ester , Haideê
|
Música
Teatro
|
terça-feira
|
11h25 às 12h25mim
|
Martinha, Isabela, Tatiana, Miriam, Rosali.
|
Dança
|
quarta-feira
|
11h25 às 12h25mim
11h25 às 12h25mim
|
Bruno
Rosi, Aurea, Ester, Elísio, Marilis.
|
Música
Dança
|
quinta-feira
|
11h25 às 12h25mim
11h25 às 12h25mim
|
Bruno
Natale, Pamela
|
Música
Teatro
|
sexta-feira
|
15h30m às 16h30min
|
Graça
|
Artesanato
|
BIBLIOGRAFIA
PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Cecília Villaça. O dia-a-dia do professor. Volume 5 e 7. Belo Horizonte – MG: Fapi LTDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário