quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PROJETO "RESGATANDO SONHOS E VALORES"

Dando continuidade as nossas ações do Plano de Intervenção Pedagógica neste 2º semestre, estamos desenvolvendo o Projeto Resgatando Sonhos e Valores. Confiram nosso projeto.

PLANO DE INTERVENÇAO PEDAGÓGICA - 2012
PROJETO RESGATANDO SONHOS E VALORES

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Sandra R.  Neves
 PROFESSORES PARTICIPANTES:  Bruno, Ester, Haideê, Isabela, Martinha Tatiana, Miriam, Rosali, Aurea, Rosi, Elísio, Marilis, Natale, Pamela e  Graça.
PÚBLIO ALVO: Alunos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental, matriculados no turno da manhã.
INTRODUÇÃO
As Oficinas Culturais são espaços destinados às atividades que proporcionam oportunidades de aquisição de novos conhecimentos e, novas vivências de experimentação e de contato com as mais diversas formas de expressão em cultura. Antes de tudo, uma alavanca para abrir novos horizontes aos participantes, fornecendo-lhes um estímulo à reflexão, à percepção das emoções e à busca do conhecimento, elementos essenciais para uma vivência participativa do ser humano dentro da sociedade contemporânea.

JUSTIFICATIVA:
Analisar os resultados, fazer um diagnóstico da aprendizagem  nos ajuda a definir planos de ações, tomar decisões e propagar boas ideias, e foi neste momento que sentimos a necessidade de criarmos estratégias diferenciadas de estimulo a aprendizagem  para darmos continuidade as ações do PIP – Programa de Intervenção Pedagógica, buscando  melhorar efetivamente o  desempenho de nossos alunos. Neste momento surge a ideia e, a necessidade  de desenvolver o projeto “Resgatando sonhos e Valores”.

OBJETIVO GERAL
Melhorar o desempenho de nossos alunos nas avaliações internas e externas através do estímulo a aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·         Promover a socialização, amizade, respeito às diferenças individuais;
·         Favorecer a aprendizagem através de estímulos aos estudos;
·         Estreitar laços afetivos resgatando a auto  estima.
PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS:
As oficinas são organizadas por grupos de professores conforme suas habilidades e desenvolvidas com os alunos. Oficinas definidas para o projeto: música; teatro; dança; e artesanato.  Os encontros ocorrem sob orientação dos professores  em horário extra  turno, na escola, uma vez por semana ou mais quando houver necessidade.
RESULTADOS ESPERADOS:
Melhora nos resultados das avaliações externas e internas da escola e, na convivência dos alunos dentro da escola.
AVALIAÇÃO:
A avaliação do “Projeto Resgatando Sonhos e Valores” será feita através de observação e análise dos resultados ao fim de cada período (bimestre),  ocorrendo em todas as fases de seu desenvolvimento, durante as aulas, e no momento em que acontecem as oficinas.
CULMINÂNCIA:
2º Bimestre: apresentações na festa da família.


3º Bimestre; apresentações para o encerramento do ano letivo.
25/10/2012
Teatro  - tema  Bullyng
30/11/2012
Sarau
03/12/2012
Apresentação musical
07/12/2012
Festival de dança.


CRONOGRAMA
DIA
HORÁRIO
RESPONSÁVEIS
OFICINA

segunda-feira
11h25 às 12h25mim
16h às 17h
Bruno
Ester , Haideê
Música
Teatro

terça-feira

11h25 às 12h25mim
Martinha, Isabela, Tatiana, Miriam, Rosali.

 Dança
quarta-feira
11h25 às 12h25mim
11h25 às 12h25mim
Bruno
Rosi, Aurea, Ester, Elísio, Marilis.
Música
Dança
quinta-feira
11h25 às 12h25mim
11h25 às 12h25mim
Bruno
Natale, Pamela
Música
Teatro

sexta-feira
15h30m às 16h30min
Graça
Artesanato

BIBLIOGRAFIA
PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Cecília Villaça. O dia-a-dia do professor. Volume 5 e 7. Belo Horizonte – MG: Fapi LTDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário